terça-feira, 9 de agosto de 2011

O ENSINO FUNDAMENTAL


O Ensino Fundamental possui caráter obrigatório com duração mínima de oito anos, tendo por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, a compreensão do ambiente natural e social e o fortalecimento dos vínculos de família e dos laços de solidariedade e de tolerância recíproca imprescindíveis ao convívio social. Dentro dessa capacidade de aprendizagem, espera-se que ele atinja o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, bem como ao entendimento do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, para que exerça, de fato e de direito, a sua condição de cidadania.
O currículo desse nível de ensino organiza-se, na forma da Lei, nas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. O trabalho didático com os conteúdos deve permitir a integração horizontal entre os blocos de conteúdos da mesma série, e a integração vertical, estabelecendo o aprofundamento, à medida que o aluno avance na sua escolaridade.
Os conteúdos curriculares devem ser constituídos por tudo que o aluno necessite saber para se apropriar da cultura da sociedade a que pertence e, por isso mesmo, devem ser conceituais, procedimentais e atitudinais. Os primeiros dizem respeito a fatos, dados, conceitos. Os procedimentais incluem-se na categoria do saber fazer e os atitudinais ao saber ser.

Sendo assim, o site trará em breve, dicas de atividades que devem ser utilizadas em sala de aula, tornando a disciplina muita mais atrativa para o educando.

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